Seu nome:
Seu e-mail:
Autorizo o envio de e-mails periódicos para minha caixa de mensagens.
Remover meu e-mail


O Coaching para emagrecer no Tratamento integrado da obesidade

Os aspectos físicos, médicos, hormonais da obesidade e suas conseqüências para a saúde são muito bem entendidos pela medicina e pelas ciências biológicas. Porém, isto ainda não é o suficiente para a solução do problema. A abordagem biológica atua até o nível comportamental no máximo, quando diz ao cliente o que ele deve fazer. A grande dificuldade surge quando o cliente diz que já tentou fazer aquilo que lhe foi orientado, mas "NÃO CONSEGUIU".

O que fazer então? Adianta dizer a mesma coisa para o cliente? A maioria das pessoas sabe o que fazer. Em geral, não é a falta de informações que impede alguém de emagrecer e manter o peso. Então o que as impede? Esta pergunta é fundamental. É isto que procuramos responder, em cada caso, com tratamento para emagrecer integrado com o coaching. Descobrir a resposta a esta pergunta pode fazer toda diferença entre o sucesso ou o fracasso em emagrecer.

O coaching é moldado para cada pessoa. É como se ele fosse uma roupa feita sob encomenda. O coaching dá uma grande flexibilidade ao profissional que está orientando um caso de emagrecimento. Se não deu certo de um jeito, tenta-se por outro caminho. É bem diferente daqueles tratamentos onde o profissional sempre diz a mesma coisa ao cliente, mesmo quando o cliente diz que não está conseguindo emagrecer.

O tratamento para emagrecer integrado é o que mais se encaixou na nossa experiência, pois é o que tem apresentado os melhores resultados em nossos quase vinte anos de experiência em medicina. Já tratamos milhares de casos de obesidade pelo modelo médico convencional. Também já fizemos milhares de sessões de coaching associadas ao tratamento convencional. O nosso depoimento baseia-se em experiência adquirida ao longo de desses anos. Conhecemos muito bem as dificuldades que as pessoas têm para emagrecer. Sabemos muito bem as dificuldades que nós profissionais temos para lidar com estas questões. Nós não estamos lidando apenas com o peso. Nós estamos lidando com a vida de pessoas que têm sentimentos, relacionam-se, alegram-se, sofrem; que conseguem ótimos resultados em certas áreas da vida, mas não conseguem resultados tão bons assim em outras áreas. Estamos lidando com gente. Devemos entender a dimensão de nossa responsabilidade e garantir-lhes todo o respeito, dar-lhes o apoio e compreensão que elas merecem e que muitas vezes não encontram nem naquelas pessoas que deveriam ajudá-las profissionalmente.

Para a maioria das pessoas não adianta somente a abordagem curativa, baseada apenas em remédios para emagrecer, embora eles sejam uma importante ajuda neste processo. Também, somente a abordagem das questões mentais e emocionais não é eficiente para tudo. Se a pessoa tem uma obesidade grave, com complicações médicas, como hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis de colesterol, problemas respiratórios, varizes ou outros problemas está formalmente indicado o uso de medicamentos para controlar tais situações.

O bom senso diz que o melhor caminho é combinar as abordagens no tratamento para emagrecer. Os resultados são muito melhores quando as pessoas encontram um médico ou outros profissionais de saúde que tenham vários recursos para usar conjuntamente. Ter opções e saber quando mudar de abordagem é uma questão muito importante para os profissionais alinhados com as tendências. Daí a consideração de que o coaching surge como uma ferramenta muito eficaz para estes profissionais, que buscam múltiplas habilidades e competências.

Uma abordagem holística para a obesidade deve considerar os tratamentos convencionais e as outras opções disponíveis. Se o tratamento que você oferecer para emagrecer for baseado apenas na abordagem médica convencional ele tenderá a supervalorizar as causas físicas, o uso de remédios e desconsiderar outras alternativas que podem ser tão ou mais eficazes. Se a abordagem for somente com práticas alternativas, você corre o risco de não ter o diagnóstico de algumas condições médicas importantes e que deveriam ter um tratamento mais cauteloso. É importante que a visão médica seja cuidadosa e conservadora. Isto é fundamental para se preservar a integridade e a segurança das pessoas. Porém há várias situações que o modelo médico sozinho falhou e não consegue resolver. Uma delas é a obesidade. Como já mencionamos, basta olhar a tendência dos números de novos casos no Brasil e no mundo. A incidência da obesidade dobrou nos últimos 30 anos. O que pode ser identificado no gráfico a seguir.





Contate-nos

MINAS GERAIS

Rua Ouro Preto, 718 - 5º andar
Barro Preto - Belo Horizonte-MG 

Avenida José Faria da Rocha, 3940
Eldorado - Contagem-MG

(31) 3295-5450, 3352-2617 e 9300-2836 (tim)


Sobre nós

 

O  IbraCoaching® - Instituto Brasileiro de Coaching Aplicado, com sede em Belo Horizonte (MG), tem como missão gerar e transmitir conhecimentos, desenvolver continuamente modelos estruturados, úteis e eficazes para promover mudanças e alcançar resultados pessoais e organizacionais por meio da aplicação do Coaching e utilização de técnicas da Programação Neurolinguística-PNL.

Visite também:

   

 Estamos também no:


Copyright © Curso de Coaching com Emagrecimento - Criação de sites: Brasil na Web