Seu nome:
Seu e-mail:
Autorizo o envio de e-mails periódicos para minha caixa de mensagens.
Remover meu e-mail


Os tipos de Coaching e o Coaching em Saúde

Existem vários modelos e estilos de coaching. Não há padronização de um método geral, padrão ou único. Isto acontece em todas as linhas de terapias, que têm tantas diferenças quanto o número de terapeutas existentes. Um coach pode se basear em vários campos do saber e do conhecimento para formar o seu “arsenal” de técnicas e ferramentas.


Existem algumas áreas gerais de atuação do Coaching, como:

•    Coaching nos Esportes;
•    Coaching Executivo e Empresarial;
•    Coaching de Vida Pessoal;
•    Coaching em Saúde.

Em 2003, Palmer e colaboradores apresentaram a seguinte definição: “Coaching em Saúde é a prática da educação, orientação e treinamento para promover a saúde e aumentar o bem-estar das pessoas, facilitando que alcancem seus objetivos relacionados à saúde”.

- Coaching em Saúde

Alguns até consideram o Coaching em Saúde como um aspecto mais específico do Coaching de Vida. Isto também está certo. Afinal, a saúde é um dos aspectos a serem trabalhados num processo de mudança de vida. Porém, dada a especialização necessária para atuar na área da saúde, e principalmente nesta questão da obesidade, preferimos classificar o Coaching em Saúde como uma área específica do Coaching. Todas as classificações dependem de algum critério. Uma boa classificação é a que é mais útil para algum objetivo. Muitos clientes nos procuram para fazer sessões de “Coaching para Emagrecer”, como eles dizem. É porque neste caso eles estão procurando o Coaching já com um objetivo bem definido em mente e o processo acaba se confundindo com o resultado desejado. Porém mostramos para eles que iremos na verdade fazer um Coaching de Vida, pois para emagrecer e gerenciar bem com o peso é preciso gerenciar bem a vida.

O Coaching em Saúde visa promover a autonomia dos pacientes através do aumento do conhecimento e entendimento a respeito de assuntos relacionados à saúde, dando-lhes maiores recursos para mudanças, auto-cuidado, auto-monitoramento e independência.

Para exercê-lo na área de saúde é necessário que o Coach tenha uma profissão regulamentada que o habilite legalmente a atender pessoas, na sua área de atuação.

Tão importante quanto saber o que é Coaching em Saúde é saber o que não é Coaching em Saúde. Coaching em Saúde não é realização de exames físicos, não é solicitação de exames complementares, não é realização de diagnósticos e nem tratamento de doenças. Também não é prescrição de medicamentos, dietas e de exercícios físicos. Estas funções são prerrogativas de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física dentro de suas atribuições legais.

Nos últimos anos, o Coaching em Saúde tem surgido como uma excitante e nova oportunidade de trabalho para profissionais de saúde (Lipscomb, Ryan:2007). Ele ainda é pouco difundido no Brasil porque são relativamente poucos os profissionais de saúde que têm a formação em Coaching. Por ser um campo novo, muitos desconhecem este caminho para suas carreiras ou não reconhecem que suas formações universitárias os qualificam para tal posição.

Nós e um número cada vez maior de nossos colegas percebemos claramente que as abordagens integradas são o caminho para o futuro. Além de ser o tipo de atendimento que a maioria dos pacientes gostaria de ter, é o que deseja grande parte dos profissionais de saúde, pois isto resgata os valores centrais da profissão, tão desgastados no momento atual. O Coaching em Saúde, associado com a formação básica do profissional formam uma combinação perfeita para este propósito. Por isso desenvolvemos um modelo de treinamento completo e avançado para os profissionais que queiram evoluir em direção ao modelo integrado, através do Coaching em Saúde. No nosso Instituto, Ibracoaching, no Curso de Formação Avançada em Coaching em Saúde treinamos médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e profissionais de educação física, que são as profissões geralmente envolvidas no tratamento da obesidade e no emagrecimento. Além desses profissionais, estendemos o curso aos profissionais graduados em Serviço Social por entender que assim como os profissionais da área de saúde e o educador físico, o assistente social contracena na área de saúde, vivenciando diversos desafios, dentre eles a questão da obesidade e emagrecimento.

Ao final do treinamento, estes profissionais incorporam em suas profissões as poderosas ferramentas e habilidades do Coaching em Saúde e passam a ter autonomia para utilizar os nossos métodos de emagrecimento e gerenciamento de peso.

O Coach em Saúde pode trabalhar como autônomo em seu consultório ou em empresas. Nos Estados Unidos muitas corporações, seguradoras e operadoras de planos de saúde estão contratando profissionais com formação em Coaching em Saúde para auxiliarem na promoção de saúde de seus associados através do gerenciamento de mudança de hábitos, comportamentos e estilos de vida (Palmer S., Tubbs I., Whybrow A.: 2003; Hughes S.: 2003; Brown J.:2005). Esta é uma tendência em crescimento no Brasil.

Profissionais de saúde que têm dedicado suas vidas ao combate da obesidade e ao emagrecimento são candidatos ideais para incorporarem as habilidades e técnicas do Coaching em suas carreiras. Profissionais novos, que querem começar atuar na área da obesidade e emagrecimento têm muito mais chances de se destacarem dentre os demais profissionais e começarem suas carreiras num mercado promissor, em franca expansão, pois os métodos convencionais não tem conseguido combater a obesidade, que só está aumentando. Além disso, trabalharão muito mais satisfeitos e realizados e proporcionarão resultados muito melhores para seus pacientes.






Contate-nos

MINAS GERAIS

Rua Ouro Preto, 718 - 5º andar
Barro Preto - Belo Horizonte-MG 

Avenida José Faria da Rocha, 3940
Eldorado - Contagem-MG

(31) 3295-5450, 3352-2617 e 9300-2836 (tim)


Sobre nós

 

O  IbraCoaching® - Instituto Brasileiro de Coaching Aplicado, com sede em Belo Horizonte (MG), tem como missão gerar e transmitir conhecimentos, desenvolver continuamente modelos estruturados, úteis e eficazes para promover mudanças e alcançar resultados pessoais e organizacionais por meio da aplicação do Coaching e utilização de técnicas da Programação Neurolinguística-PNL.

Visite também:

   

 Estamos também no:


Copyright © Curso de Coaching com Emagrecimento - Criação de sites: Brasil na Web